24 julho, 2006

Washington: novo toque de recolher para jovens

WASHINGTON. Daqui por diante, e ao longo dos próximos três meses, os menores de 18 anos não poderão mais ficar nas ruas da capital dos Estados Unidos depois das 22h. Mesmo quem estiver apenas visitando a cidade terá de obedecer a esse toque de recolher. O prefeito Anthony Williams já antecipou que planeja tornar essa medida permanente.
O motivo é o aumento da criminalidade nos últimos meses, em especial nas últimas três semanas — período em que aconteceram 15 assassinatos (elevando para 96 o total deste ano). Segundo os registros policiais, de janeiro para cá houve um aumento de 13% dos roubos (2.140), 2% nos assaltos com armas mortais (1.862) e de 9% nos assaltos sexuais (170). E 82% das pessoas presas como autoras desses crimes eram jovens.
Os jovens de Washington, na verdade, já vivem sob toque de recolher desde 1999. Até hoje eles podiam estar nas ruas até meia-noite. Ao reduzir o teto em duas horas, a Câmara de Vereadores também aprovou uma verba de US$ 8 milhões para pagar horas extras aos policiais — de forma a colocar mais 300 patrulhando as ruas à noite.
Este ano a polícia já deteve dois mil jovens violando o atual toque de recolher. Quando isso acontece, eles são levados a uma delegacia e seus pais convocados a irem buscá-los — depois de ouvir uma repreensão. Se os responsáveis não aparecem até as seis da manhã os jovens são encaminhados à Agência de Serviços Familiares que, então, pode levar os casos ao gabinete do promotor público que, por sua vez, pode iniciar uma ação de negligência.


Enquanto isso no super seguro Brasil, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) vai de vento em popa.

Nenhum comentário: