24 julho, 2006

Mercado da Vivo

A divulgação dos resultados da Vivo para o 2º trimestre de 2006 (2T06) veio acompanhada de duas novidades.
A primeira, já esperada, foi a confirmação de que a Vivo irá construir uma rede GSM a entrar em operação até o final de 2006.
A segunda, até certo ponto surpreendente, foi a de que a Vivo resolveu fazer uma limpeza em sua base de clientes, dando baixa em 1.823 mil clientes inativos.
Com esta redução a Vivo, que teve como carro chefe da sua campanha do Natal de 2005 o fato de ter atingido a marca de 30 milhões de clientes, passou a ter 28.525 mil celulares em Jun/06, número muito próximo aos 28.446 mil celulares que possuía em Jun/05.

O número de celulares da Vivo estacionou neste período de um ano (Jun/05 a Jun/06), abstraindo-se do fato que o número do 2T05 poderia também estar inflado. Isto levou a Vivo à perder 6 pontos percentuais de market share, pois o Brasil cresceu 16,2 milhões de celulares no período. Foi de 75,5 para 91,8 milhões.


2T05 / 2T06
Celulares (milhares) 28.446 / 28.525
Market Share 37,7% / 31,1%
Pré-pago (%) 80,6% / 81,5%
ARPU (R$) 28,6 / 24,1
MOU (minutes of use) 79 / 66
Receita Bruta (R$ Milhões) 4.025 / 3.765
Receita Líquida (R$ Milhões) 2.879 / 2.598
EBITDA (R$ Milhões) 599 / 306
Margem EBITDA 20,8% / 11,8%
Lucro (prejuízo) Líquido 253 / 493

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