15 setembro, 2006

CHINA DO FUTURO . . .

Luciano Pires, Diretor de Marketing da DANA e profissional de comunicação
Alguns conhecidos voltaram da China impressionados. Um determinado produto que o Brasil fabrica um milhão de unidades, uma só fábrica chinesa produz quarenta milhões... A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... Com preços que são uma fração dos praticados aqui.
Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região onde está instalada estão altos demais: 100 dólares. Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo. Que acrescidos de impostos e benefícios, representam quase 600 dólares. Comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente zero benefícios...
Hora extra? Na China? Esqueça. O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego, que trabalha horas extras sabendo que nada vai receber...
Essa é a armadilha chinesa. Que não é uma estratégia comercial, mas de poder. Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais, que preferem terceirizar a produção e ficar com o que "agrega valor": a marca. Dificilmente você adquire nas grandes redes dos Estados Unidos um produto feito nos Estados Unidos. É tudo "made in China", com rótulo estadunidense. Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e vendendo por centenas... Mesmo ao custo do fechamento de suas fábricas.
É o que chamo de "estratégia preçonhenta".
Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a China assimila as táticas para dominar no longo prazo. As grandes potências mercadológicas que fiquem com as marcas, o design... Os chineses ficarão com a produção, desmantelando aos poucos os parques industriais ocidentais.Em breve, por exemplo, não haverá mais fábricas de tênis pelo mundo. Só na China. Que então aumentará seus preços, produzindo um "choque da manufatura", como foi o do petróleo. E o mundo perceberá que reerguer suas fábricas terá custo proibitivo. Perceberá que tornou-se refém do dragão que ele mesmo alimentou. Dragão que aumentará ainda mais os preços, pois quem manda é ele, que tem fábricas, inventários e empregos... Uma inversão dejogo que terá o impacto de uma bomba atômica... Chinesa.
Nesse dia, os executivos "preçonhentos" tristemente olharão para os esqueletos de suas antigas fábricas, para os técnicos aposentados jogando bocha na esquina, para as sucatas de seus parques fabris desmontados.
E lembrarão com saudades do tempo em que ganharam dinheiro comprando baratinho dos chineses e vendendo caro a seus conterrâneos...
E então, entristecidos, abrirão suas marmitas e almoçarão suas marcas...

Um comentário:

Anônimo disse...

A estratégia de desenvolvimento da China pouco tem de novo, é basicamente a mesma do Japão e da Coréia do Sul: produção em massa, eficiente e a preços mais baixos que os concorrentes. A diferença é que, enquanto esses foram ajudados pelos EUA em razão da ameaça comunista - via contratos governamentais bilionários de ajuda militar, técnica e financeira, principalmente, às indústrias pesadas e de alta tecnologia, o que não lhes tira o mérito - no caso da China, é o setor privado ocidental que, docemente empurrado pela globalização, transfere capitais e empregos para lá. O resultado é o surgimento de um novo Japão só que elevado à décima potência e muito mais perigoso no campo militar. Quanto aos empregos perdidos no lado de cá, eles são provavelmente irrecuperáveis e o melhor, para quem pode, e se der, é ir se reciclando e numa direção menos especializada e mais generalista pois a flexibilidade me parece essencial nesse mar tempestuoso em que navegamos.